Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

terça-feira, 19 de julho de 2016

Listras horizontais emagrecem

Abaixo os fashionistas! Sempre recomendando usar listras verticais, porque as horizontais engordam. A teoria comprova justamente o contrário.

Trata-se de um efeito ótico descoberto por Hermann von Helmholtz, demonstrado no final dos anos 1800. Ele demonstrou que o mesmo quadrado, se desenhado com listras horizontais, parece bem mais alto e estreito do que se desenhado com listras verticais.

Alguns séculos mais tarde, estudiosos de psicologia da Universidade de York realizaram uma pesquisa na qual mostravam mulheres com o mesmo corpo e estatura com vestidos de listras verticais e horizontais. Sabe o que os observadores disseram? Aquelas com listras horizontais eram mais altas e mais magras.

Puxa, passei a vida acreditando que listras horizontais engordam. Agora bagunçou minha cabeça.

Ando estudando os efeitos de ilusão de ótica, por isso este post.

Descobri uma cobertura bem abrangente desses efeitos no site da BBC, de onde tirei essa imagem do efeito de Hermann. E esse da Universidade de York saiu na BBC Brasil, em 2008.

Nosso sistema cérebro-olho, por mais sofisticado que seja, tem limitações. Essas limitações fazem com que o que a gente perceba não necessariamente corresponda a o que está diante de nós. E muitas vezes, nesse processo de interpretação, o cérebro nos engana, e aparecem esses efeitos de distorção.

É bom ter sempre isso em mente quando a gente elabora slides, porque a relação de figura e contexto é muito forte nesse processo de "enganar" que o cérebro efetua. Assim, muito cuidado com seus gráficos, diagramas, suas cores, e sua relação com o fundo do slide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário