Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cartaz fácil com PowerPoint



Esta semana estive envolvida em uma ação de cidadania. Uma pequena coisa mas que acho vai ajudar muita gente. No setor em que trabalho, há um único banheiro feminino. Foi reformado recentemente, e não somos tantas usuárias assim.

Mesmo assim, temos uma ou duas “porquinhas” no andar. Talvez mais. O fato é que usam o banheiro e não sabem deixá-lo usável para a próxima usuária.

Resolvi sugerir uma campanha e, conversando com três outras usuárias, chegamos a um consenso. Vamos começar com cartazes com frases educativas. Os temas foram sugeridos por todas, ficando a redação e a criação comigo.

Pra não perder tempo, busquei na galeria de temas do PowerPoint algo que lembrasse coisas femininas, limpeza, pureza etc. Achei um muito elegante, que lembra uma embalagem daquelas de sabonetes sofisticados, que eu por exemplo adoro ganhar de presente. Se chama Savon, que em francês quer dizer sabonete.


Como iria imprimir em folhas A4, que são mais comuns no escritório, fui logo à aba Design/Tamanho do Slide/Tamanho personalizado, e no campo “slides dimensionados para”, escolhi Papel A4, com orientação Retrato.

No entanto, o template tinha um negócio que me incomodava. Alguns retângulos que eu não iria usar. Queria apenas o fundo branco com a borda florida em azul. Para retirar essas firulas que eu não iria usar, fui à aba Exibição/Slide Mestre. Lá, selecionei o primeiro slide com o fundo que eu queria usar e editei, retirando todas as linhas e formas das quais eu não precisaria. Fechei o modo de exibição mestre.

Em seguida, editei o cartaz. No texto, lembrei-me de uma recomendação do professor Jairo Mancilha em seu inesquecível curso Escola de Palestrantes: “a palavra ‘não’ é uma abstração”. Assim, o tom foi sempre do que se deve fazer, e não do que não se deve fazer (tudo bem, ficaram alguns ‘evite’, mas acho que pode melhorar). A gente só dá recomendação de ações que as pessoas são capazes de visualizar. E a palavra “não”, infelizmente, a gente não consegue “enxergar”. 

Vejam as mensagens: Dê descarga sempre... Jogue os papeis... São simples, diretas e positivas, e a gente cria imediatamente a imagem do que deve ser feito.

Não quis usar um bullet do PowerPoint. Até ensaiei alguns, mas tirou a suavidade do tema Savon. Fui então ao Iconfinder (saiba mais no post sobre o Iconfinder) e busquei uma folha. Achei uma gratuita, parecida com a identidade do tema, salvei e inseri como imagem. Era preta. Troquei a cor assim: selecionei a folha preta, e na aba Formatar/cor, escolhi um tom da palheta, mais azulado.



Finalmente, um toque de humor. Encontrei uma imagem de porco no Presentermedia, do qual sou assinante. Leia o post sobre o presentermedia para saber mais. Salvei e apliquei ao cartaz, com uma frase simpática inserida num balão de HQ, da aba Inserir/formas.

Para não manchar, coloquei em um saquinho de plástico, dobrei por trás e colei com fita adesiva transparente. Um cartaz para a pia, outro para o WC.



O que achou? O PowerPoint serve direitinho para cartazes impressos mais simples, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário