Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

Sobre mim




Este currículo visual foi todo feito em PowerPoint, para dar ideia de como a ferramenta permite a gente elaborar algumas coisas legais e bem visuais, especialmente coisas chatas de ler, como currículos.

Mas, se você adora uma história longa e cheia de blablabla, tem uma versão bem chatinha abaixo da imagem.




Eueueu Blablabla (pra quem tem paciência com isso)

Sou arquiteta, formada em 1988 pela Universidade de Brasília. Trabalhei como arquiteta até 1994. Tive um escritório em Brasília, com dois sócios, e fizemos alguns projetos residenciais e uma obra comercial grande. Em seguida, atuei como servidora pública na área de saúde (concursada), onde elaborei muitos projetos hospitalares. Fiz um mestrado na área hospitalar, finalizado em 1993.

Em 1994, entrei para o Banco Central (por concurso público). No BC, atuei por um período como arquiteta, passando em seguida para a área cultural, e depois para coordenar a equipe de editoração das publicações do BC. No final dos anos 90, a equipe assumiu a gestão do site do BC na internet, incluindo não somente o design e as interfaces mas também a gestão de conteúdos intranet e internet, além da padronização de todos os sistemas e aplicativos, além das publicações impressas. Nesse período, até 2005, o aprendizado de design foi intenso, e participei de diversos treinamentos e eventos sobre design. Foi também quando contratamos o escritório Cauduro e Martino, que revisitou a marca do BC, originalmente desenhada por Aloísio Magalhães. Também nesse período desenvolvemos a padronização de muitas apresentações em PowerPoint.

Em 2005, mudei-me para a área de educação corporativa, onde além de atuar na comunicação sobre educação no BC, estruturei, em parceria com técnicos da área, um curso totalmente a distância sobre identidade visual no BC, além de outro sobre design de apresentações em PowerPoint, que compunha o currículo do curso de fomação de facilitadores. Também participei de uma formação em educação corporativa.

Em 2006, fui para a área de Fiscalização, onde era responsável pelo portal intranet que integrava os cinco departamentos da área, espalhados pelos estados brasileiros. Ali gerenciava os conteúdos e produzia as notícias da área. Foi lá que coordenei o projeto Portal da Difis, ganhador do prêmio Intranet Portal em 2008, na categoria Integração em TI.

Em 2009, participei de um MBA em Comunicação Organizacional, pela USP, cujo trabalho de conclusão foi justamente sobre Design de Apresentações. A monografia transformou-se em apostila da Oficina Design de Apresentações, e em seguida virou um livro: a primeira publicação sobre o tema de um autor brasileiro, segundo minha orientadora, a Professora Heloiza Mattos, da Escola de Comunicação e Artes da USP, que se tornou uma amiga.

De 2010 a 2012 atuei novamente na área de Comunicação do BC, desta vez responsável pela conta de publicidade. Coordenei campanhas de lançamento de cédulas da Segunda Família do Real, além de pesquisas de opinião e outras campanhas, também de endomarketing. Foi um período de intenso aprendizado, e minhas oficinas de design de apresentações ocorriam uma ou duas vezes ao ano, desde então.

A partir de 2012, passei a compor o quadro da área de reservas internacionais, e meu conhecimento sobre apresentações vem sendo utilizado na preparação das apresentações sobre Mercados Internacionais e Câmbio para o Comitê de Política Monetária (Copom). Defini os padrões dessa apresentação, e hoje já atuo menos intensamente nisso, porque com o padrão a vida fica mais tranquila. O aprendizado maior nesse período foi com infografia. Os relatos dos especialistas são muito densos, cheios de textos, gráficos etc, e tudo precisa ser mais visual, afinal os membros do Copom são submetidos a um dia intenso de apresentações de diversas áreas, e isso é muito cansativo. Assim, a equipe busca filtrar, selecionar e direcionar os slides para o que é necessário e suficiente para a tomada de decisão. O padrão visual facilita muito, tempos cores para países, cores para tipos de investimento, e busca-se sempre que possível desenvolver diagramas e infográficos para facilitar a descrição dos fatos.

Em 2013 veio a segunda edição do livro Design de Apresentações. Desde 2009 alimento este blog, e espero que ele tenha servido para ajudar as pessoas com problemas com apresentações e tudo o que descubro sobre design, apresentações, infografia, comunicação e o que mais ache que tem a ver com o blog.

Fora do BC, sempre procurei fazer o que gosto: desenhar. Até fiz minhas incursões pelo mundo da literatura infantil, sempre como desculpa para mais desenhos. Escrevi quatro livros infantis: A Porca, Cão Babão, Gente Estranha e Historinhas Pintadas. Ilustrei mais dois, do meu amigo poeda Alessandro Uccello: O Pingo e a Gota e Lápis de Flor. Também faço desenhos de humor, e atualmente estou envolvida com a ilustração de um livro de economia, projeto que inclui infografia e algumas charges, além da capa. Também fiz algumas logomarcas e manuais de identidade visual para empresas.

Nos tempos de "escritora", participei da banca examinadora de três edições do Consurso Monteiro Lobato, de literatura infantil, promovido pelo Sesc/DF.

Também tive minhas incursões pelo mundo da arte, e cheguei a participar de algumas exposições em Brasília. Alguns de meus quadros e de minhas ilustrações estão na minha galeria do Flickr.

Gosto de contar histórias, e já andei fazendo isso em diversas escolas aqui no DF. Tenho fascinação por crianças, e embora minha "criança" (filha) já esteja com 18 ano, a mãe ainda interage com os pequenos como se fosse um deles. Talvez essa veia de contadora de histórias e ilustradora tenha relação com isso de design de apresentações. Afinal de contas, o que é uma apresentação bem feita se não uma história bem ilustrada para uma plateia de adultos, com um bom contador fazendo sua parte, na linguagem dessa plateia?




Nenhum comentário:

Postar um comentário