Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

domingo, 31 de julho de 2016

EAP no PPT

Confesso que fazer isso no PowerPoint dá um trabalhinho. Mas depois que a gente pega o ritmo, fica fácil. Vamos lá. Para fazer uma EAP no PowerPoint e ela ficar apresentável, a gente tem que raciocinar o seguinte:

1. Seu público precisa ter a noção do todo.
2. Seu público precisa ter a noção do detalhe.

Sua EAP é um diagrama complexo. Cheio de detalhes. Digamos que seu Projeto X tenha sete entregas, e cada uma outras tantas subentregas, com seus prazos e custos.



Não pense que se mostrar um slide com todas as entregas, seu público vai conseguir ler aquelas letrinhas minúsculas.

Você vai ter que fazer um esforço para mostrar o todo, e depois dar zoom e mostrar a primeira parte, a Entrega 1. Explica as subentregas no slide da Entrega 1 e volta o zoom para o diagrama. Vai repetindo a operação de zoom in e zoom out até que tenha terminado de explicar as sete entregas.

Nossa, mas ficou com 29 slides! Não tem problema, você só vai ficar parado em oito deles: o do diagrama completo, e cada um dos sete slides de cada etapa. Os outros são apenas ajudas visuais para não perder a referência do todo com as partes, e seu observador saber onde está. Vai que ele dá um cochilo entre a primeira e a terceira etapa. Com essas animações, ele vai acordar e vai saber onde está.

Publiquei no Slide Share, neste link. Pra variar, o que não é novidade pra mim, os efeitos de fade que tornam a animação fluida e suave foram pro espaço. O Slide Share não carrega esses efeitos de animação. Também não funcionou a animação do retângulo branco transparente que deveria aparecer e sumir suavemente. O primeiro slide seria o diagrama completo, apareceria o retângulo e depois a cada aparição do diagrama completo essa máscara desaparece e aparece. Tudo sumiu no SlideShare. Ou seja, cuidado com o SlideShare.

Desconfio, estou quase certa, de que o trabalho para fazer a mesma coisa, ou ainda melhor, no Prezi, seria mais simples. Infelizmente, tentei carregar a imagem do diagrama completo no ambiente Prezi e deu erro no plugin (várias vezes). Definitivamente, o Prezi não é meu amigo. Sempre me decepciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário