Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Jogo dos princípios: Repetição

No nosso panfleto de Madame Ju, já aplicamos os princípios da Proximidade, aproximando as informações por tipo, e do Alinhamento, usando um alinhamento à direita.

Hoje vamos aplicar o princípio da Repetição. Segundo Kosslyn, o que é igual deve parecer igual. Assim, utilizei dois recursos visuais para aplicar o princípio (bastaria um recurso, usei dois para efeito de demonstração). A escolha do recurso vai da percepção e da linha criativa de cada designer. Usei um pouco recursos de tipografia, em conjunto com a inclusão de formas.

Tipografia: como o panfleto original já utilizava duas famílias tipográficas diferentes, optei por preservar isso e não incluir mais nenhuma. Ah, façam isso em suas apresentações, por favor: nunca usem mais do que duas famílias tipográficas. O ideal é usar somente uma! Mas nesse caso, deixei apenas o nome da cigana diferente. Para sobressair do restante das informações. A fonte aí é Amienne. Notem que é uma fonte mais desenhada, sinuosa, bem diferente da outra que contém as demais informações, que é a Franklin Gothic.

Agora começa a brincadeira: como diferenciar os tipos de informação com a mesma família de fontes? Bom, a gente tem vários recursos no PowerPoint (e em outros programas ainda mais) pra fazer isso.  Pra começar, itálico (vejam ali o que ela faz: cartas, búzios e tarô; traz a pessoa amada. Tudo em itálico). Normal (vejam ali os contatos). E um recurso bem interessante, que dá um belo destaque: brincar com o espaçamento entre letras. Notem que usei em "cigana" e "vidente".

Note que esse recurso de espaçamento entre caracteres, ou entre letras, a gente não deve usar com frases. Porque dificulta a leitura, justamente por as letras estarem muito distantes. O ideal é usar somente em uma palavra.

Agora às formas. Escolhi linhas e círculos. Lá em cima, alinhando ao nome da cigana, Ju, inseri dois círculos com bordas pontilhadas, bem suaves. No meio do cartão, um círculo minúsculo ligado por uma linha horizontal, ou fio, também pontilhado. Esse fio é sangrado na imagem, para dar a ideia que vem de fora e chega no cartão, pela esquerda, justamente nos poderes da cigana. é um bom recurso para direcionar o olhar. E neste caso, é como se chamasse o leitor "vem pra cá, vem, que vou resolver este problema".

Finalmente, um fio cheio porém muito fino delimita o cartão de fora a fora, e distingue o bloco final de informações, os contatos da cigana.

Esse é apenas um pequeno e rápido exemplo para demonstrar a aplicação do princípio da repetição, para dar uma ideia de uso de recursos visuais para isso.

Repetindo: você pode usar cor, gradação de cinzas, imagens, bullets, setas, retículas, bold, outras formas, enfim, há uma gama enorme de recursos para aplicar o princípio da Repetição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário