Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
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"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

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quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Nove dicas para falar bem em público

Ando buscando referências para o blog. Descobri que o slideshare é uma mina de ouro para aprendermos sobre um pouco de tudo, inclusive  e especialmente sobre apresentações. Estou colecionando slides e pedindo autorização para usar aqui no blog.

Por enquanto, vou compartilhar umas dicas bem legais de uma empresa que descobri no slideshare.

A partir de uma versão do texto Really Bad PowerPoint, de Seth Godin (veja na lista de referências, tem o link para o texto completo, final da tela à direita), descobri uma empresa, a High Spark, que elabora apresentações profissionais (nos EUA eles levam isso a sério, aqui todo mundo pensa que saber fazer bons slides).

Naveguei no site deles e também no blog, e resolvi traduzir um post sobre essas nove dicas para o bom apresentador. Não são exatamente sobre design de apresentações, mas têm relação direta com o assunto, pois pra que servem os slides senão para engrandecer um apresentador?

Infelizmente, as pessoas usam slides como muletas, os fazem para si, para ter uma colinha na hora de apresentar. Péssimo. O melhor dos mundos seria de fato se não usassem muletas, se todos fossem grandes oradores, e conseguissem encantar somente com seu discurso, seu carisma e seu conteúdo. Mas como parece que no mundo das apresentações o PowerPoint precisa estar ali, ele virou muleta.

Aí vai um resumo das nove dicas:

1.  Ensaie, ensaie, ensaie
Em frente ao espelho, para um amigo, para seu cachorro. Só assim você exercita sua massa cinzenta par se lembrar do que deve dizer. Isso também ajuda a estabelecer os momentos de pausa ou de entonações para criar ênfase em momentos específicos.

2.  Peça feedback
Ainda na linha do ensaio, pratique com familiares e amigos e peça a eles feedbacks de sua palestra. Se fala muito rápido ou devagar, como está sua entonação, se é muito monótono... Grave seu discurso para ouvir seus erros. Assim poderá corrigi-los.

3. Articule bem as palavras
Sabe aquelas pessoas que a gente acha difícil de entender? O que fazemos depois de um tempo? Desistimos de prestar atenção, porque é tão difícil entender o que elas dizem, que a gente acaba achando que o conhecimento delas não vale a pena também. De nada adianta ser o cara mais craque em determinado assunto, se você não consegue se fazer entender. Para persuadir, tem que ser entendido.

4.  Evite ler muito os slides ou papeis
É um erro muito comum, cometido especialmente por quem não praticou seu discurso. Toda vez que você lê, seus olhos desviam da plateia para o objeto da leitura, e você perde o contato visual. É o gancho para que parem de prestar atenção em você. Além disso, evidencia seu despreparo, reduzindo a credibilidade das pessoas em você como orador para aquele determinado assunto.

5.  Evite filtros vocais
É... Na verdade... Como... Tipo assim... Basicamente... Então...Sabe... Essas palavrinhas chatas que usamos pra preencher "vazios" reduzem seu poder de orador. Evite-as. Veja a mesma coisa dita com e seu esses filtros:

I. Com filtros vocais: "Na verdade, eu diria que ter um animal doméstico é assumir responsabilidade, entende. Sabe, eles precisam de seu tempo, de um ambiente limpo, de alimento na hora certa, e, claro, de sua companhia, coitados."

II. Sem filtros vocais: "Ter um animal doméstico é assumir responsabilidade. Eles precisam de seu tempo, de um ambiente limpo, de alimento na hora certa e de sua companhia."

6. Conte uma história genuinamente emocional
As pessoas nem sempre irão se lembrar do que você disse, mas certamente se lembrarão de como você as fez se sentir. Se contar uma história pessoal que tem relação com seu discurso, seja ela triste ou feliz, sua plateia será capaz de sentir seus sentimentos genuínos. Isso cria uma conexão imediata e duradoura entre você e sua plateia. Não tenha medo de se mostrar um pouco vulnerável.

7. Conecte-se com uma pessoa de cada vez
Grandes discursos são como conversas olho no olho com cada pessoa da plateia. É melhor olhar no olho de uma pessoa por vez do que ficar olhando para o chão enquanto fala. Essa conexão visual faz com que as pessoas se sintam importantes.

8. Vista-se para impressionar
A regra é que o apresentador deve sempre estar vestido com um nível de formalidade acima de sua plateia. Escolha um modelo que faça com que se sinta bem e ao mesmo tempo confortável. Lembre-se de que você já estará nervoso, então uma roupa que incomoda só vai piorar tudo. A roupa deve fazer com que você sinta mais confiança em si mesmo.

9. Veja muitas palestras do TED
Os melhores vídeos para para ajudá-lo a ser um bom palestrante estão lá. Escolha com base nos mais bem avaliados, observe o estilo do apresentador, veja com qual deles você se identifica, observe como eles interagem e se conectam com suas plateias do início ao fim, como se posicionam no palco, enfim, aprenda com quem entende. Anote as coisas legais deles que você vai implementar e pratique pra ver se funciona com você.

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