Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Aforismos simplificando suas mensagens

Fiquei um tempinho afastada do blog. Tirei umas férias do trabalho, e também do blog. Dediquei-me ao ócio. Segundo Hobbes:

A ociosidade é a mãe da filosofia.

Hoje, resolvi subir as escadas de casa para o ambiente onde trabalho e olhar para minha mesa, ainda cheia de livros que usei na minha última oficina. Ia guardar os livros, mas tenho o péssimo hábito de abrir e começar a ler. O tempo passou, a bagunça ficou. E tome inspiração.

Peguei um livro de que gosto muito e que não sei por que motivo ainda não estava na biblioteca do blog. Ele trata de um assunto que tem tudo a ver com apresentações. É um livro sobre aforismos, que se chama O mundo em uma frase. Incluí a imagem com um link para resenha no site da Livraria cultura, aí na coluna da direita (biblioteca do blog).

Aforismos são atemporais. Umberto Eco define aforismo com um aforismo:

Não há nada mais difícil de definir do que um aforismo.


Dizem que aforismo é arte feita com poucas palavras. O fato é que eles sobrevivem ao tempo. No livro de Geary, há uma breve história dos grandes escritores de aforismos, que começa com Epicuro (371-270 AC), com esta beleza de aforismo:

Um homem é rico em proporção às coisas que pode dispensar.

Isso nos convida a pensar: quantas palavras você pode dispensar de seu slide para torná-lo mais simples e portanto mais rico?

Difícil enxugar um texto. Por isso gosto tanto de aforismos. Podemos pesquisar sites na internet só sobre aforismos e ver se algum deles casa direitinho com nossa mensagem. Esse do Umberto Eco eu tirei do citador, onde se pesquisam citações por temas ou palavras. Tudo bem, nem tudo ali são aforismos, mas são frases de sabedoria também.

Os aforismos nos passam conceitos importantes que atravessam o tempo. Como os provérbios. Todo mundo entende. E eles têm um poder de encantamento. Ou seja, têm mais um elemento das características das mensagens que colam, dos irmãos Heath, a surpresa, além da simplicidade. Segundo Geary,

" Ler um bom aforismo é como assistir a um truque de mágica: primeiro vem a surpresa, depois vem o encantamento, depois começamos a nos perguntar como o mágico fez aquilo."

Usem aforismos. Abusem deles. São lindos, encantadores, simples e sempre irão surpreender suas plateias. Se forem bem escolhidos, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário