Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Regra dos Quatro

Um dos princípios de cognição de Kosslyn diz que nosso cérebro tem limitada capacidade de percepção. Kosslyn, assim como Sweller, ensinam que nós temos dois tipos de memória: a memória de trabalho, ou de processamento, e a memória que é o repositório de informações. A primeira é pequena, ou tem menor capacidade do que a segunda. Quer dizer que, ao sermos apresentados a informações novas, utilizamos imediatamente a memória de processamento (a mais "curta"). Ela prontamente começa a ativar a memória e a buscar informações no repositório que tragam sentido à nova informação.

Sweller chama o esforço de uso da memória de trabalho, ou processamento, de carga cognitiva. E diz que devemos minimizar a carga cognitiva em processos de aprendizado. Kosslyn ensina como fazer isso em apresentações. Seu princípio da limitação de capacidade ensina que só conseguimos processar quatro grupos de informação por vez. Portanto, se precisar exibir um gráfico, busque agrupar as variáveis em grupos de quatro. Quatro grupos de quatro, por exemplo. Quatro barras num gráfico de barras. Quatro fatias num gráfico de pizza. Aproveite para fazer um esforço de síntese, que é muito útil para sua plateia. Todos irão agradecer. E, o que é melhor: todos irão entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário