Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Quando a luz não atrapalha


A paleta de cores nas imagens projetadas recebe forte influência da luz ambiente. Isso porque a mistura de cores é do tipo luz, ou o que chamamos de síntese aditiva. Você deve se lembrar do jardim de infância, quando a professora ensinava que as três cores básicas são vermelho, azul e amarelo, e a mistura de todas elas, você deve ter descoberto sozinho, dava preto. Então, não é nada disso: essa mistura da sua infância é o que chamamos de síntese subtrativa.

Na cor luz  (imagem acima), temos o branco atuando na mistura. O branco é a luz pura, a luz do ambiente. As cores básicas nessa mistura, como você deve saber, são o vermelho, o verde e o azul, escala mais conhecida como RGB (red, green, blue). Por isso os projetores têm três lâmpadas, uma vermelha, uma verde e uma azul. Quando uma delas não está calibrada, todo seu trabalho de escolha de cores vai pelo ralo.

E há outro problema: se você deixar a sala escura, seus slides aparecerão mais. Porém, quanto mais eles aparecerem, mais você irá sumir. Se escurecer muito, a galera vai dormir. Se clarear muito, o branco da luz ambiente interfere na sua paleta, esmaecendo-a. O que fazer?

Procure conhecer o ambiente da apresentação previamente. Procure otimizar o contraste de cores nos seus slides. E planeje sua apresentação para te apoiar. Não deixe a sala totalmente escura, afinal o apresentador é você.

E a luz, quando não atrapalha? Hoje em dia existe uma tecnologia muito bacana que acredito irá revolucionar os projetos de ambientes de apresentações. E vai acabar com essa história de que as apresentações só ficam bonitas se feitas no escurinho. Trata-se de uma película da 3M, o Vikuiti. A película é aplicada sobre superfícies de vidro que com ela se transformam em grandes telas de projeção, e é composta por microesferas que criam áreas sombreadas que não deixam a luz ambiente atrapalhar a projeção. O detalhe é para o projetor, que precisa ser posicionado atrás da tela. Isso exige algumas proporções adequadas e distâncias para funcionar. Por isso, se você estiver pensando em reformar os auditórios de sua empresa ou suas salas de reunião, pense em novas tecnologias de projeção e deixe um espaçozinho extra atrás da tela de projeção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário