Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Nancy e Lucy

Essas duas aí deveriam ser amigas, se parecem até no nome. Conheço-as por seus livros. Nancy Duarte, expert em design de apresentações. Lucy Niemeyer especialista em tipografia. A razão de juntá-las na mesma postagem é o fato de que ambas, por caminhos diversos mas passando pelo design, falam de um tipo de texto em seus livros. O texto publicitário. Quando falamos de apresentações, precisamos focar naquilo que capta a atenção do público/plateia. Com certeza, uma lista infinda de palavras com marcadores deixará sua plateia pra lá de entediada. Geralmente o apresentador sabe muito mais do que consegue escrever no PowerPoint, ou do que as pessoas conseguem ler. Ele precisa traduzir sua ideia graficamente para criar um vínculo emocional com o conteúdo e seu discurso ser tanto entendido quanto lembrado.

Porém, muitas vezes não se consegue uma imagem ou um diagrama que traduza determinada ideia. Mas é possível buscar uma mensagem que seja simples e que contenha a essência do conteúdo que será detalhado no discurso. Aí entram Nancy e Lucy. Nancy com a abordagem dos outdoors. A autora sugere o uso da linguagem publicitária, ou até de sinalização. Lucy sugere os princípios ergonômicos de usabilidade. Toda vez que for escolher um tipo gráfico, pense neles. Qual o objetivo da comunicação? Precisa ser legível, compreensível e memorável. Legibilidade, leiturabilidade e pregnância. Textos curtos e grossos. Literalmente: frases curtas com letras grossas e sem serifa. Nada de frescura na tipografia. Qualquer frescura dificulta a leitura e o entendimento. Quer tentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário