Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como trabalhar o conteúdo de apresentações?

Hoje acrescentei mais dois livros que acho que são fundamentais para a construção do discurso. A Arte Poética, de Aristóteles, e Idéias que Colam, dos irmãos Heath. Aristóteles fala de muitos elementos fundamentais às boas narrativas. São elementos que tornam eternas algumas fábulas e outras narrativas épicas. Um deles é a surpresa. Para haver surpresa, é preciso haver ritmo. Apresentações são nada mais do que narrativas. Devem ser estruturadas como relatos, com princípio, meio e fim. E o que as torna eternas, memoráveis, diferentes? Um dos elementos é a surpresa. para Aristóteles, as grandes narrativas precisam de grandes mudanças, que façam como que o leitor ou a platéia fique emocionada, com pena, com raiva, enfim, que desperte algum sentimento profundo em relação à narrativa. Veja Édipo Rei, por exemplo: o sujeito era o máximo, descobriu o enigma da esfinge, salvou toda a cidade, casou-se com Jocasta, tornou-se rei do pedaço. De repente, a rainha é sua própria mãe. Que mudança radical! O livro dos irmãos Heath não é diferente. Fala de seis elementos comuns às boas narrativas, analisadas nos discursos e nos processos pedagógicos de grandes professores americanos: simplicidade, surpresa, concretude, credibilidade, sentimentos e relatos. Esses princípios, aplicados a apresentações, tem o poder de construir apresentações fantásticas e inesquecíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário