Já vimos os princípios Proximidade, Alinhamento e Repetição. Chegou a vez do Contraste. Continuando com o cartão de nossa querida Madame Ju, que tudo pode e tudo resolve, vamos agora temperar um pouco o panfleto.
Como tudo o que a gente faz em design tem um objetivo de comunicação, resolvi que o problema de Madame Ju é que ela quer ser conhecida e encontrada. Ninguém pode confundir seu nome, e todos devem poder achá-la com facilidade.
Assim, tornamos ainda mais constrastantes as informações nome e contatos. Para o nome, resolvi aumentar, aumentar e ainda negritar. Como sou educada e não grito, negrito. Taí: não grite, negrite. O efeito é o mesmo. Mas sem aquele mal estar de quando gritam com a gente, né...
E o contato, esse ganhou um contraste mais forte ainda: deixei o fundo cinza e o texto vazado. Ah, e incluí aquele ícone clássico de localização, aquele que todo mundo conhece.
Fácil de desenhar: são dois círculos. Preencha um com preto. O outro preencha com cinza. O preto fica atrás (organizar/recuar ou formatar/recuar/enviar para trás ou recuar). Alinhe na vertical e na horizontal. Selecione o preto. Vá em Formatar, editar forma, editar pontos. Puxe o pontinho de baixo. Agrupe os dois círculos e seu ícone está pronto.
Bom, se você fosse fazer o mesmo exercício com um panfleto, poderia testar outras formas de aplicar os princípios? Se tiver dificuldade, aqui vai a dica: pesquise, pesquise, pesquise. No mundo nada se cria, tudo se copia? Que pobreza. Não é isso. É outra coisa. A gente se inspira vendo o trabalho de outros, vendo o caminho que os outros escolheram nos seus processos criativos. A internet está aí pra isso.
Espero que você não se esqueça desses quatro princípios básicos do design, repita comigo:
Proximidade, Alinhamento, Repetição, Contraste.
terça-feira, 5 de julho de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário