Desenvolvi um pequeno exercíco para uso em sala de aula, se chama jogo dos princípios. Por enquanto, o jogo é apenas para os quatro princípios de design que considero básicos e relevantes para qualquer peça visual. Proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
No meu jogo, inventei uma cigana-vidente chamada Madame Ju, que não sabe o que é cacofonia. Um dia, Madame Ju deixou um panfleto no para-brisas do meu carro, e resolvi usar esse panfleto para explicar os princípios básicos de design.
O panfleto original, mostrado à esquerda, mantinha todos os itens distribuídos ao longo do papel. Isso é muito comum. As pessoas acham que devem ocupar todos os espaços em branco. As pessoas também costumam jogar todas as informações sem nenhum critério de organização de conteúdo. Jogam como vão se lembrando. No entanto, observem que o simples agrupamento dos elementos de mesmo tipo de informação já facilita a percepção e a leitura.
Aplicando-se o princípio da proximidade, que diz que tudo o que se relaciona deve estar próximo, organizei as informações em blocos por tipo: quem, o que, onde. Distribuí os blocos de informação no fundo branco e usei o espaço em branco para orientar a leitura.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário