Estou trabalhando na ilustração de um livro de economia, em parceria com um excelente designer gráfico, encarregado do projeto gráfico. Minha tarefa principal é dar forma aos gráficos. Ou seja, estou transformando as boas ideias em infográficos.
Infográficos ficam bem mais interessantes quando acompanhados de ícones. Aí meu parceiro designer veio com a sugestão: comprar uma biblioteca de ícones. Boa, pensei, assim não gasto tempo desenhando.
Pois é. Parece boa mas não é. E tem motivo. Economia é a vida da gente, atinge todas as dimensões da vida, impacta tudo. E o livro fala disso: abre os olhos da gente para coisas que a gente sempre soube mas nunca parou pra entender.
Voltando aos ícones. A gente encontra boas bibliotecas de ícones por assunto. Negócios, lazer, fases da vida, comunicação. Mas a gente não encontra uma biblioteca com todos os assuntos e as mesmas características. Porque o livro tem que ter um padrão visual, inclusive nos ícones. Eu não iria estragar o belíssimo projeto gráfico com um grupo de ícones diferente para cada assunto. Mesmo porque há infográficos que falam de todos os assuntos, aí teria que ter um ícone de cada biblioteca. Iria ficar horrível, uma colcha de retalhos.
Mas minha pesquisa por bibliotecas de ícones não foi em vão. Descobri o Iconfinder, um site especializado em ícones, e com pacotes de assinatura bem interessantes. Usei o Iconfinder como inspiração, arregacei as mangas e estou desenhando todos os ícones do livro. Trabalhoso? Claro. Mas estou desenvolvendo rapidez no Adobe Illustrator e também a manha para desenhar ilustrações mais simplificadas. E o mais importante: o livro está preservando a identidade visual!
Trouxe para o trabalho as ideias, mas aqui a gente usa o Inkscape. Meu chefe me pediu uma criação para um relatório gerencial de custódia. O que é custódia? Veja se descobre pelo ícone que criei. O desenho foi feito em menos de uma hora. Juro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário