Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Jogo dos Princípios: Proximidade

Desenvolvi um pequeno exercíco para uso em sala de aula, se chama jogo dos princípios. Por enquanto, o jogo é apenas para os quatro princípios de design que considero básicos e relevantes para qualquer peça visual. Proximidade, alinhamento, repetição e contraste.

No meu jogo, inventei uma cigana-vidente chamada Madame Ju, que não sabe o que é cacofonia. Um dia, Madame Ju deixou um panfleto no para-brisas do meu carro, e resolvi usar esse panfleto para explicar os princípios básicos de design.

O panfleto original, mostrado à esquerda, mantinha todos os itens distribuídos ao longo do papel. Isso é muito comum. As pessoas acham que devem ocupar todos os espaços em branco. As pessoas também costumam jogar todas as informações sem nenhum critério de organização de conteúdo. Jogam como vão se lembrando. No entanto, observem que o simples agrupamento dos elementos de mesmo tipo de informação já facilita a percepção e a leitura.

Aplicando-se o princípio da proximidade, que diz que tudo o que se relaciona deve estar próximo, organizei as informações em blocos por tipo: quem, o que, onde.  Distribuí os blocos de informação no fundo branco e usei o espaço em branco  para orientar a leitura.




terça-feira, 28 de junho de 2016

Revisando o blog

Amigos, de ontem para hoje já recebi três sugestões de conteúdos para a reformulação do blog. Agradeço imensamente, pois são todas muito boas, e procurarei trabalhar nelas com afinco.

Enquanto garimpo e produzo conteúdos, vou paralelamente, e na medida do tempo, classificando todo o conteúdo existente para poder migrar para outra ferramenta. Minha intenção é migrar para o Wordpress, que segundo especialistas blogueiros, permite a criação de categorias, o que melhora muito a navegação.

Talvez esse processo todo só comece a se tornar realidade daqui a duas semanas, porque estou envolvida com a ilustração de um livro. Meu trabalho é criar infográficos, e procurarei compartilhar o que o autor me permitir, aqui com vocês. Ali, sim, já temos uma bela coleção de antes/depois, que é a sugestão da PAC, e que podem ser muito bem explicadas pela aplicação de diversos princípios de design, que é a sugestão do Maurício.

No fundo, minha rotina dos últimos anos tem de fato sido isso: recebo algo que não foi feito por um designer e transformo em algo visual. Seja um slide ou uma imagem para um slidedoc ou um livro, o que faço é aplicar princípios de design, obviamente utilizando padrões visuais estabelecidos (de preferência por mim hehehe), e com isso ampliar o entendimento do conceito embutido naquela informação.

Espero sair um pouco do mundo do sigilo da instituição onde trabalho para compartilhar conteúdos compartilháveis com vocês!

Aguardo mais sugestões de leitores, ainda há oito livros para distribuir! E se vierem outras sugestões, quem sabe haverá mais livros...

domingo, 26 de junho de 2016

Prêmios aos leitores

Meus caros e aguerridos 10 seguidores, demais leitores. Hoje passei a tarde de meu domingo participando de uma oficina de Thaís Godinho (blogueira do Vida Organizada), sobre organização para blogueiros.
Descobri que venho fazendo tudo errado no meu blog, e de cara peço desculpas aos leitores e especialmente aos seguidores.
Vou reformular o blog. Para começar, quero ouvir vocês. Respondam nos comentários ou por email: o que vocês gostariam que mudasse neste blog? Valem críticas construtivas, sugestões, reclamações.
O prêmio é um exemplar de meu livro Design de Apresentações.
Vou premiar as 10 primeiras sugestões que receber. E vou procurar analisar para acatar todas, na medida de minha possibilidade!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Ícones não são tão fáceis de se encontrar

Estou trabalhando na ilustração de um livro de economia, em parceria com um excelente designer gráfico, encarregado do projeto gráfico. Minha tarefa principal é dar forma aos gráficos. Ou seja, estou transformando as boas ideias em infográficos.

Infográficos ficam bem mais interessantes quando acompanhados de ícones. Aí meu parceiro designer veio com a sugestão: comprar uma biblioteca de ícones. Boa, pensei, assim não gasto tempo desenhando.

Pois é. Parece boa mas não é. E tem motivo. Economia é a vida da gente, atinge todas as dimensões da vida, impacta tudo. E o livro fala disso: abre os olhos da gente para coisas que a gente sempre soube mas nunca parou pra entender.

Voltando aos ícones. A gente encontra boas bibliotecas de ícones por assunto. Negócios, lazer, fases da vida, comunicação. Mas a gente não encontra uma biblioteca com todos os assuntos e as mesmas características. Porque o livro tem que ter um padrão visual, inclusive nos ícones. Eu não iria estragar o belíssimo projeto gráfico com um grupo de ícones diferente para cada assunto. Mesmo porque há infográficos que falam de todos os assuntos, aí teria que ter um ícone de cada biblioteca. Iria ficar horrível, uma colcha de retalhos.

Mas minha pesquisa por bibliotecas de ícones não foi em vão. Descobri o Iconfinder, um site especializado em ícones, e com pacotes de assinatura bem interessantes. Usei o Iconfinder como inspiração, arregacei as mangas e estou desenhando todos os ícones do livro. Trabalhoso? Claro. Mas estou desenvolvendo rapidez no Adobe Illustrator e também a manha para desenhar ilustrações mais simplificadas. E o mais importante: o livro está preservando a identidade visual!

Trouxe para o trabalho as ideias, mas aqui a gente usa o Inkscape. Meu chefe me pediu uma criação para um relatório gerencial de custódia. O que é custódia? Veja se descobre pelo ícone que criei. O desenho foi feito em menos de uma hora. Juro.