sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Design Thinking
Estou lendo este livro de Tim Brown, um dos executivos da Ideo. Isso mesmo, Ideo, a grande empresa de design que inventou o Iphone, o Ipode e com certeza inventará o Inãopode. O livro é sobre o que a Ideo faz de melhor: inovação. Por entre fantásticas histórias, o autor nos apresenta o passo-a-passo de processos de criação. Desmistifica conceitos como o cliente que precisa esperar por toda a vida por um insight de um grande designer, e demonstra que com processos adequados e as pessoas certas pode-se inovar. E a inovação que a Ideo apresenta extrapola as fronteiras do design de produto para as fronteiras das estruturas de grandes empresas. Isso mesmo: design thinking é uma abordagem de redesenho, de repensar estruturas antigas e como as coisas são feitas. Isso é inovar. O autor apresenta desde como se escolhem equipes inovadoras até o processo de trabalho dessas pessoas e sua metodologia para trabalhar a inovação. Conceitos como "non focus groups" e coisas do tipo são mostrados como a chave para a inovação. E o que isso tem a ver com design de apresentações? Bem, se uma apresentação é um momento para cativar a platéia e conquistá-la, nada melhor do que entender processos criativos para criarmos nossos próprios, não? A metodologia do design thinking mostra que tudo pode e deve ser desconstruído para que haja a inovação. E por que não aplicar isso ao momento das apresentações?
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Manuela, a sua indicação foi muito apropriada. Eu já li o livro em um outro contexto (foco na inovação). Associar o design thinking à elaboração de apresentações foi uma idéia ótima. Vou reler o livro com este "óculos". Caso tenha interesse em inovação, recomendo o livro Innovatrix do Clemente Nobrega. Li os dois livros ao mesmo tempo e foi uma experiência muito boa.
ResponderExcluirObrigado pela indicação.
Um abraço.
José Nelson