Essas duas aí deveriam ser amigas, se parecem até no nome. Conheço-as por seus livros. Nancy Duarte, expert em design de apresentações. Lucy Niemeyer especialista em tipografia. A razão de juntá-las na mesma postagem é o fato de que ambas, por caminhos diversos mas passando pelo design, falam de um tipo de texto em seus livros. O texto publicitário. Quando falamos de apresentações, precisamos focar naquilo que capta a atenção do público/plateia. Com certeza, uma lista infinda de palavras com marcadores deixará sua plateia pra lá de entediada. Geralmente o apresentador sabe muito mais do que consegue escrever no PowerPoint, ou do que as pessoas conseguem ler. Ele precisa traduzir sua ideia graficamente para criar um vínculo emocional com o conteúdo e seu discurso ser tanto entendido quanto lembrado.
Porém, muitas vezes não se consegue uma imagem ou um diagrama que traduza determinada ideia. Mas é possível buscar uma mensagem que seja simples e que contenha a essência do conteúdo que será detalhado no discurso. Aí entram Nancy e Lucy. Nancy com a abordagem dos outdoors. A autora sugere o uso da linguagem publicitária, ou até de sinalização. Lucy sugere os princípios ergonômicos de usabilidade. Toda vez que for escolher um tipo gráfico, pense neles. Qual o objetivo da comunicação? Precisa ser legível, compreensível e memorável. Legibilidade, leiturabilidade e pregnância. Textos curtos e grossos. Literalmente: frases curtas com letras grossas e sem serifa. Nada de frescura na tipografia. Qualquer frescura dificulta a leitura e o entendimento. Quer tentar?
sexta-feira, 30 de julho de 2010
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