Em postagem anterior, falei do critério ergonômico de usabilidade de Niemeyer denominado legibilidade. Hoje falo de leiturabilidade e pregnância. Leiturabilidade, segundo a autora, é a característica do texto que facilita a compreensão da mensagem. Ou seja, é uma associação da legibilidade, atributo mais intimamente ligado à tipografia escolhida, com a linguagem, ou as características semânticas do texto que o tornam claro. Assim, um texto será mais facilmente compreendido na medida em que for tão bem escrito quanto tiver uma tipografia bem escolhida.
Já a pregnância é aquela característica que oferece destaque e relevância a elementos escolhidos na mensagem. É um recurso muito utilizado em textos publicitários. Quando se pretende chamar a atenção para partes de uma mensagem, utilizam-se critérios de legibilidade, leiturabilidade e pregnância. Assim o texto fica, legível, compreensível e memorável.
O conhecimento desses critérios é importante para se trabalhar melhor as mensagens dos slides em apresentações. Porque neles há o desafio da simplicidade. Suas mensagens precisam ser curtas, claras, legíveis e memoráveis.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
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