Uma das grandes vantagens do uso do PowerPoint é sua integração com ferramentas de produção de gráficos, especialmente o Excel. A gente copia e cola o gráfico do Excel para o PowerPoint e pode tranquilamente finalizar a formatação do gráfico no padrão visual diretamente no PowerPoint.
Pode? Podia. Isso foi no passado. Hoje, com tanta tecnologia, a Microsoft deu uma rasteira nos designers de apresentações e criou um problema do tamanho do mundo. E o problema é bem específico. O eixo de datas fica todo bagunçado. E não é só entre ferramentas, do Excel para o PowerPoint, é dentro do Excel mesmo.
Trabalho numa equipe de oito pessoas, além da parceria com outra de dez, para o caso de uma apresentação elaborada a 20 mãos, cuja finalização é feita por mim. Se um especialista da equipe cria um gráfico no Excel 2010 ou 2013, e abro no Excel 2010 ou 2013, o eixo de datas (geralmente o eixo x) sempre perde a formatação dos dados.
Nossa área técnica reinstalou, formatou, fez e aconteceu, e nada. Andamos bisbilhotando sites e blogs de nerds de todo tipo, e vimos que é um problema da Microsoft na autalização do Excel, provavelmente ainda não solucionado e eventualmente nem reconhecido pela empresa. Resultado: tivemos que criar uma macro no Excel, que é aplicada a cada gráfico, que em seguida é copiado e colado como imagem no PowerPoint.
Conclusão: menos um motivo para elogiar o PowerPoint. Uma pena, todos os gráficos como imagem, não dá pra ajustar um alinhamento sequer. Pra quem finaliza a parte do design, desgraça pouca é bobagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caramba Manu!!!
ResponderExcluirMesmo do Excel 2010 para o PowerPoint 2010 isso acontece?
E se passar por algum software de planilha (versão de código livre) no meio do caminho?
Beijos