Hoje descobri um site bacana para quem quer aprender a usar o PowerPoint, o http://presentationsoft.about.com/ . Encontrei ali desde dicas para usuários iniciantes até coisas bem avançadas. Tenho lido e explorado outras ferramentas de apresentações, e acho que posso listar vantagens e desvantagens de uns e outros. Essas vantagens têm relação com o tipo de usuário e uso que são feitos. Por exemplo, o Prezi é muito bom para compartilhar, divulgar etc. Mas ele tem pouquíssimos recursos de edição de imagens, de ilustração etc. Por outro lado, é muito bacana o tipo de raciocínio que ele permite, além das possibilidades de aproximação e distanciamento da informação. Logicamente, com os devidos cuidados para as pessoas não ficarem tontas.
O PowerPoint é bem amigo em aspectos de integração com outras ferramentas, mesmo que não sejam da Microsoft. Tudo bem, é comum ele dar aquela travada no módulo de integração com gráficos do Excel. Já ocorreu comigo de ele aproximar valores em um gráfico de pizza criando uma pizza cuja soma das fatias não fechava em 100%. Aí a gente vai lá e ajusta os valores manualmente. Mas ainda tem vantagens, eu só citei alguns bugs. Uma delas, já falada aqui, é a aplicação dos padrões visuais, estilos, palheta de cores. Criou em um, aparece na coleção de estilos do outro. Mais vantagens do PowerPoint são as ferramentas de criação de formas e formatação de imagens. Quebram bem o galho. As animações, se bem aplicadas, também ajudam a contar boas histórias. O Smart Art dá um ganho de rapidez e favorece a padronização.
Agora vou começar a explorar o Adobe Edge Animator. Porque o PowerPoint é limitado quanto à visualização por dispositivos móveis. Acho que o Animator, no novo pacote Creative Cloud, da Adobe, promete. Hoje, trabalho minhas imagens no Gimp (o Photoshop é muito caro), deixo o fundo transparente, exporto para png e depois, no PowerPoint, insiro a imagem em png. Com o Creative Cloud já é possível editar imagens no Photoshop, fazer ilustrações com o Illustrator, e o resultado já é facilmente inserido no Edge Animator, com bons recursos de animação. As apresentações podem ser tratadas como filmetes mesmo, sem dificuldade nenhuma. E o melhor, o arquivo gerado é em HTML 5, o que permite, finalmente, a visualização em tablets, smartphones e coisas do tipo, além da acessibilidade. Por um preço acessível, o que é melhor. Novo aprendizado a ser construído e validado.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário