Mais um post sobre free image banks. Esta semana trabalhava tranquilamente em nova apresentação institucional, quando minha tranquilidade foi embora. Estava mais do que acostumada com o banco de imagens http://www.stockfreeimages.com/, que até pouco tempo atrás proporcionava resultado de busca excelente, em diversos bancos de imagens, classificando o resultado por tipo de licença. As coleções gratuitas permitiam fazer o que vinha precisando fazer até então. De uns tempos pra cá, no entanto, o filtro passou a exibir somente resultados no banco dreamstime.com. Nada contra o dreamstime, é um banco excelente, mas a oferta de imagens gratuitas é limitada. Para piorar, agora, quando a gente encontra imagens que sirvam, que são bem menos do que antes, e clica no free download, surpresa: direcionamento ao ambiente pago da Dreamstime, com a seguinte mensagem: "que bom que você gostou das suas dez imagens gratuitas, experimente agora estas aqui, bem baratinhas".
Bom, o jeito foi ir à luta e buscar novas opções. Aí achei a postagem de um site muito legal (techradar), e venho usando os bancos de lá.
De fato, fui curtir o stock.schng, velho conhecido. Há algum tempo eu havia trocado esse pelo d
Dreamstime, mas vejo que no Stock a oferta de imagens free é gigantesca.
O Morguefile também é velho conhecido, e a gente nota que é eminentemente um ambiente colaborativo. E por isso mesmo as imagens não são tão profissionais. Mas a gente sempre pode editar, tirar delas o que precisa. Eu precisava de um pilar romano, então procurei por capitel coríntio, e achei um castelo com pilares desse tipo. Recortei no Gimp e apliquei no powerpoint. Ficou do jeito que eu queria! Tudo de graça, até o Gimp!
O techradar tem muitas dicas legais que eu ainda vou explorar. Seguem outras dicas deles:
Unprofound
Stockvault
Openphoto
Free Media Goo
Pixel Perfect Digital
Image After
Freerange
Free Digital Photos
Free Photos Bank
Flickr: note que o link para o Flickr é para a busca avançada, e só há imagens totalmente gratuitas naquelas que são do tipo creative commons.
Essa coleção é uma dica de ouro. No techradar você lê mais sobre cada banco e suas características. Mas nada igual a visitar os bancos e ver que tipo de imagem se adequa melhor ao seu trabalho.
Outras dicas que andei descobrindo e que não estão no techradar:
Wikimedia Commons: outro ambiente creative commons. Muito bom pra gente buscar imagens antigas, históricas etc. Tem coleções de imagens de museus de assuntos diversos. Achei lá uma imagem muito legal de uma gráfica antiga, para explicar a origem dos termos caixa alta e caixa baixa na minha aula de tipografia. Tem um tipógrafo escolhendo os tipos nas respectivas caixas.
Embratur: aqui é um link para uma página do face que contém a prévia do banco de imagens do Brasil que o Governo Brasileiro noticiou em janeiro deste ano (o barquinho aí em cima é deste banco). No site brasil.gov a gente não encontra nenhum banco de imagens com cara de banco de imagens. Fiz uma busca por imagens e caí numa espécie de galeria, mas deixa a desejar. Nada exuberante como o brinde que está no face, e também em nenhum dos ambientes tem imagens em boa resolução. Talvez não tenham lançado ainda. Se alguém souber de algo, por favor poste um comentário, porque busquei em vales e morros, no site da Embratur, no do Planalto, e nada encontrei. Confesso minhas limitações de perdigueiro virtual. Tenho problemas com meu olfato de pixels.
Nunca é demais lembrar... Atenção aos direitos: veja direitinho os termos do copyright da imagem que você escolheu. Também não esqueça de ver a resolução, lembrando que o mínimo para ocupar um slide inteiro é 800 pixels de largura por 600 pixels de altura (não no modo HD), com 72 dpi.
domingo, 12 de maio de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pessoal vale a pena conferir o site http://www.iregioes.com.br, a mesma possui fotos grátis e sem necessidade de cadastro para download das imagens.
ResponderExcluirAlberto, obrigada! Vou conferir agora! Desculpa a lerdeza na resposta, estou meio desleixada com o blog. Mas valeu muito pela dica, vou incluir na minha lista. Aliás, você incluiu, obrigadíssima!
Excluir