Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

domingo, 10 de março de 2013

Boas coisas do PowerPoint

Ando trabalhando muito com apresentações de assuntos mais complexos no meu trabalho, que por razões de sigilo de conteúdo, não posso compartilhar neste espaço aberto. Ao longo desse processo de aprendizagem, tenho testado essas ferramentas de compartilhamento, mas sempre acabo voltando para o bom e velho PowerPoint mesmo. A grande vantagem do PowerPoint é que tudo se integra a ele, ao passo que não há integração plena dos efeitos visuais criados nele para esses outros ambientes, que são muito legais, mas não dá pra fazer praticamente tudo, por exemplo, no Prezi. Você tem que separar todas as suas imagens e planejar muito no Prezi. Isso é ótimo, mas exige muita disciplina, e às vezes a gente tem insights ao longo do processo.

Vou tentar fazer uma lista de vantagens que tenho percebido no PowerPoint:

Que todo mundo sabe: é o mais usado do mundo. Tem alta usabilidade. É mais usado por ter alta usabilidade ou tem alta usabilidade por ser o mais usado? Não sei responder a essa pergunta. Mas acho que esse fato abre a "porteira" para todas as outras vantagens.

Que venho descobrindo e talvez eu tenha sido a última a descobrir. Por agora lembro de duas coisas boas, à medida que for usando e tendo tempo de postar, vou incluindo muitas outras coisas boas aqui no blog:
1. Integração excelente com outras ferramentas Microsoft, por exemplo o Excel. Por que tanta coisa com o Excel? Se você gera gráficos no Excel e exporta para suas apresentações, como dizem os americanos, on a regular basis, isso facilita muito sua vida. Outras ferramentas de gráficos também se integram a ele, por exemplo, o DataStream, da Reuters, que oferece um universo excelente de séries históricas e é super atualizado. Mas vamos ficar no Excel. Se você gera um padrão e salva no PowerPoint, ele vai ser oferecido na sua galeria de padrões do Excel. Isso significa o fim do tempo gasto pensando 'que cor vou usar, que fonte vou usar...'. Ganho de tempo e de produtividade, viva o PowerPoint. Se você usa os mesmos gráficos apenas com atualizações, pode copiar/colar especial com vínculo, e cada vez que abrir o PowerPoint, voilá! Seu gráfico estará atualizado!

2. Recursos de animação, integração de vídeos, inserção de narração acompanhando a animação. Experimente um relato visual com narração em off usando animação personalizada/exibir linha do tempo. É genial! Dá pra você narrar seu conteúdo e fazer quase um mini desenho animado só com formas do PowerPoint. Fiz um teste com uma amiga que é locutora de uma rádio web nas horas vagas, e trabalha como secretária no setor onde trabalho. Gravamos a locução no Galaxy Note (outro brinquedo cheio de surpresas). Ficou muito bom. Sincronizei o áudio com elementos visuais que se moviam ao longo da narrativa, usando a linha do tempo. Ficou muito bacana. Quando "sobrar" um tempo, vou fazer uma brincadeira e tentar compartilhar no slideshare, que é outro brinquedo que eu não arranjei tempo de curtir ainda. Esse mundo da colaboração é muito mais rápido do que minhas pernas aguentam... :-)




Nenhum comentário:

Postar um comentário