Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

domingo, 24 de março de 2013

Cravejado de bullets


Palestrante de auto-ajuda encontrado morto em hotel de quinta categoria.

O Doutor Tédius, famoso por suas palestras de auto-ajuda, foi encontrado na madrugada de ontem em motel da periferia, com as costas cravejadas de bullets. O trabalho dos peritos ainda não terminou, mas o porta-voz da polícia adianta que foram encontrados pelo menos duzentos tipos de bullets no corpo do grande orador.

Doutor Tédius começou carreira conduzindo grupos de auto-ajuda nos anos 70. Ganhou notoriedade por suas excelentes qualidades de oratória, e já nos anos 80 proferia grandes discursos a plateias de até mil pessoas, que reservavam seus lugares com seis meses de antecedência.

Na virada do século, seus assessores o convenceram de que precisava dar um toque de tecnologia a suas apresentações, utilizando um recurso chamado PowerPoint. Doutor Tédius, que a esta altura já andava entediado de dizer a mesma coisa, gostou da ideia, apesar de certa desconfiança.

O Doutor foi se acostumando tanto ao tal PowerPoint, que foi ficando com preguiça de ensaiar seus discursos. "Está tudo no PowerPoint mesmo, basta dar uma olhadinha e repetir o texto dos slides". Foi nessa época que ele começou a prestar mais atenção nos bullets. Sentia-se particularmente atraído pela quantidade de níveis que podia explorar usando bullets, e a quantidade de texto que poderia incluir nos slides cheios de bullets.

A coisa foi evoluindo, e os bullets extrapolaram os limites dos slides. O orador já era visto na noite acompanhado de bullets da mais baixa categoria.  Os escândalos amorosos do Dr. Tédius já começavam a incomodar a sociedade. 

Ele então trocou a carreira de orador por uma vida mais reclusa, onde poderia se entregar aos bullets sem que curiosos metessem o bedelho em suas relações íntimas. Os bullets, no entanto, gostavam das aparições. Quando mais confusão, melhor. Quanto mais bullets misturados nos slides, mais se realizavam. E o único motivo do seu apego ao orador era sua capacidade de agregar pessoas em sua palestras, oportunidades únicas para que ganhassem a celebridade desejada.

Ao perceberem que o orador resolvia, por amor ciumento, ocultar os bullets do público, os pequenos malfeitores se rebelaram e armaram a cilada, levando o famoso orador ao triste fim. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Linda e bronzeada

Amanhã chega ao fim mais uma semana agradável com nova turma da Oficina Design de Apresentações. Chego ao fim da semana com um monte de excelentes dicas, todas de pessoas que participam do curso. E concluo que eu aprendi muito mais do que ensinei, e só tenho a agradecer-lhes por tudo isso.

O jeito mais bacana de agradecer é compartilhar as boas dicas, então vamos lá: site com mil e um tutoriais sobre tudo e mais alguma coisa, muito de design, e muito de PowerPoint: www.lynda.com. De brinde, você vai ficar linda (o) depois de navegar por lá. Melhor do que botox e lipoaspiração, pode crer!

Site de definição de palheta de cores: http://www.colorschemedesigner.com/ . Este vai deixar você com aquele bronzeado, mais colorida (o) do que os melhores verões de sua vida.

Resumindo: depois de passar por ambos, vai ficar: linda (o), bronzeada (o), craque em PowerPoint e mestre com o uso de cores! Quer mais?
:-)

domingo, 10 de março de 2013

Boas coisas do PowerPoint

Ando trabalhando muito com apresentações de assuntos mais complexos no meu trabalho, que por razões de sigilo de conteúdo, não posso compartilhar neste espaço aberto. Ao longo desse processo de aprendizagem, tenho testado essas ferramentas de compartilhamento, mas sempre acabo voltando para o bom e velho PowerPoint mesmo. A grande vantagem do PowerPoint é que tudo se integra a ele, ao passo que não há integração plena dos efeitos visuais criados nele para esses outros ambientes, que são muito legais, mas não dá pra fazer praticamente tudo, por exemplo, no Prezi. Você tem que separar todas as suas imagens e planejar muito no Prezi. Isso é ótimo, mas exige muita disciplina, e às vezes a gente tem insights ao longo do processo.

Vou tentar fazer uma lista de vantagens que tenho percebido no PowerPoint:

Que todo mundo sabe: é o mais usado do mundo. Tem alta usabilidade. É mais usado por ter alta usabilidade ou tem alta usabilidade por ser o mais usado? Não sei responder a essa pergunta. Mas acho que esse fato abre a "porteira" para todas as outras vantagens.

Que venho descobrindo e talvez eu tenha sido a última a descobrir. Por agora lembro de duas coisas boas, à medida que for usando e tendo tempo de postar, vou incluindo muitas outras coisas boas aqui no blog:
1. Integração excelente com outras ferramentas Microsoft, por exemplo o Excel. Por que tanta coisa com o Excel? Se você gera gráficos no Excel e exporta para suas apresentações, como dizem os americanos, on a regular basis, isso facilita muito sua vida. Outras ferramentas de gráficos também se integram a ele, por exemplo, o DataStream, da Reuters, que oferece um universo excelente de séries históricas e é super atualizado. Mas vamos ficar no Excel. Se você gera um padrão e salva no PowerPoint, ele vai ser oferecido na sua galeria de padrões do Excel. Isso significa o fim do tempo gasto pensando 'que cor vou usar, que fonte vou usar...'. Ganho de tempo e de produtividade, viva o PowerPoint. Se você usa os mesmos gráficos apenas com atualizações, pode copiar/colar especial com vínculo, e cada vez que abrir o PowerPoint, voilá! Seu gráfico estará atualizado!

2. Recursos de animação, integração de vídeos, inserção de narração acompanhando a animação. Experimente um relato visual com narração em off usando animação personalizada/exibir linha do tempo. É genial! Dá pra você narrar seu conteúdo e fazer quase um mini desenho animado só com formas do PowerPoint. Fiz um teste com uma amiga que é locutora de uma rádio web nas horas vagas, e trabalha como secretária no setor onde trabalho. Gravamos a locução no Galaxy Note (outro brinquedo cheio de surpresas). Ficou muito bom. Sincronizei o áudio com elementos visuais que se moviam ao longo da narrativa, usando a linha do tempo. Ficou muito bacana. Quando "sobrar" um tempo, vou fazer uma brincadeira e tentar compartilhar no slideshare, que é outro brinquedo que eu não arranjei tempo de curtir ainda. Esse mundo da colaboração é muito mais rápido do que minhas pernas aguentam... :-)