Hoje tive raros momentos de navegação na web para me divertir. Sou meio maníaca por concursos culturais, e saí navegando para lá e para cá vendo o que valeria um esforço criativo. Cheguei a postar uma frase para mais um desses concursos.
Interessei-me, contudo, por um concurso cujo prêmio seria uma bela viagem ao Chile. Como o modo de participar não oferecia privacidade (via Twitter), resolvi navegar no site da Lan, promotora do evento, para buscar outro modo de participar. Não achei nada lá e desisti do tal concurso. Mas achei, no mapa do site, uma coleção de apresentações. Me diverti muito analisando as apresentações e imaginando como fazê-las mais interessantes.
Uma delas me chamou muito a atenção. Não replico o slide aqui porque não tenho direitos de uso da imagem, mas vale uma chegada lá para conferir: http://www.lan.com/files/about_us/lanchile/conferencia_santander_revista_capital_mayo_2010.pdf
Basta ver o primeiro e o último slides. A apresentação intenciona mostrar a empresa vencendo a crise, compara os números da Lan com os de inúmeras outras empresas no mundo. E os números são muito bons, embora também pudessem receber tratamento visual para cumprir melhor sua função nos slides.
O problema dessa apresentação é que o primeiro slide mostra um avião voando para trás. E o último slide também mostra o mesmo avião voando para trás. Por que o avião voa para trás quando a empresa parece voar para frente, e para cima? Com tantas fotos de aviões da companhia, será que não havia uma única que mostrasse um lindo avião voando para frente e para cima?
É óbvio que quem fez a apresentação não percebeu isso. Escolheu uma foto muito bonita e não atinou para o fato de que nós captamos informações conforme nossa cultura. Na cultura ocidental, a leitura do tempo e da escrita é sempre da esquerda para a direita. Assim, a sensação da imagem do primeiro e do último slides da apresentação da Lan mostra uma empresa que vai para trás. É a última imagem que uma empresa quer ter.
Por mais que o apresentador mostre bons números, as imagens que iniciam e que finalizam uma apresentação são aquilo que nossa limitada capacidade de processamento nos permite levar como lembrança (que apresentação mesmo? Ah, aquela do avião voando para trás). Não estranharia o fato de se frustrar uma expectativa de negócios com uma apresentação dessas. Pode apostar: se o avião estivesse alçando vôo "adelante y arriba", seria sucesso total!
sábado, 9 de abril de 2011
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