Essa foi uma das muitas perguntas feitas na minha última oficina Design de Apresentações para Gerentes de Projetos. Pergunta interessante. Não sei se existe uma resposta certa para a pergunta, então replico a que dei na oficina. Reynolds e Duarte sugerem que sim. Acho que eles podem ter razão. Muitas vezes, em comunicação, a mensagem chave só é explicitada para a equipe que coordena a comunicação. Mas todas as mensagens da campanha trazem a mensagem chave embutida. Em apresentações, acho que deve-se buscar, sim, explicitá-la. Mas o texto deve ter uma ênfase publicitária, como se fosse um slogan de campanha.
Também é possível comunicar a mensagem chave com uma imagem, um relato visual. E foi justamente o que fez o grupo dessa pessoa que fez a pergunta: construíram uma espécie de diagrama conceitual que narrava o ponto mais importante da apresentação. Para mim, era a mensagem chave que estava ali, bem lançada, pura, simples, totalmente visual, sem texto.
domingo, 31 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário