Ontem comecei a ver o documentário Helvetica, no You Tube. Um amigo me havia falado desse vídeo, mas fiquei adiando porque imaginava que chatice seria um documentário inteiro sobre uma única família tipográfica.
Mas Helvetica tem um significado enorme para o design pós guerra. Helvetica possibiliou uma nova visão de uso de tipos em sinalização, publicidade e design para todos os usos.
Impressiona a quantidade de produtos que usam essa fonte em sua identidade visual. Metrô de Nova Iorque, projeto de 1966. Toyota, BMW, American Airlines e um mundo de empresas e produtos cuja imagem se manifesta por escrito com Helvetica. Letreiros pelo Times Square e em Amsterdã. Sinalização urbana pelo mundo.
No documentário, depoimentos interessantíssimos de grandes designers que atuam desde os anos 50. O responsável pela identidade visual do metrô de NY dá uma lição de estética e de design. O filho do criador da família Helvetica cinta detalhes da criação dessa família tipográfica que nunca sai de moda. Genial.